Psicopedagogia

MISSÃO E FINALIDADE DO CURSO

O curso de Psicopedagogia da FCNSV pretende formar profissionais críticos propiciando ainda, uma reflexão teórico-científica sobre a Educação e Psicologia. Neste sentido, as políticas de ensino da FCNSV, implantadas, fundamentam-se na LDB, Res. Nº 1, de 17 de junho de 2004; Lei Nº 11.645, Decreto Nº 4.281, de 25 de junho de 2002 e Res. Nº 1, de 30 de maio de 2012 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, como também nos princípios da Psicopedagogia, tanto na abordagem clínica como institucional. Com base nesses fundamentos é que foram definidos no Projeto Pedagógico do Curso - PPC - o perfil do egresso, a seleção de conteúdos, os princípios metodológicos, o processo de avaliação, as políticas de prática profissional e as atividades complementares.

PERFIL PROFISSIONAL E MERCADO DE TRABALHO

O perfil que se pretende dos profissionais de Psicopedagogia está relacionado ao objetivo proposto no seu PPC que é de formar profissionais capazes de interagir com o indivíduo no processo de construção do seu conhecimento. O profissional terá competências e habilidades para atuar nos processos de aprendizagem e suas dificuldades identificadas na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Gestão e Organização do Trabalho Psicopedagógico Escolar (supervisão, orientação e administração). Portanto, será habilitado a lidar com os processos de aprendizagem e suas dificuldades junto à criança ou adolescente, ao adulto ou à instituição, estimulando aprendizagens significativas, de acordo com suas possibilidades e interesses. O Psicopedagogo terá como campo de atuação a educação formal e não-formal, em espaços públicos e/ou privados, estando apto a conhecer, analisar, avaliar e atuar de forma consciente e crítica na prática escolar, levando em consideração os contextos sociais, culturais, históricos e econômicos da realidade na qual se encontra inserido, bem como os fins e os valores da educação.

INSCREVA-SE AGORA
Valor de: 3 + 9 =
QUERO ME INSCREVER
COORDENAÇÃO DO CURSO
Coordenação do Curso: Aldeci Fernandes da Cunha

Mestrado em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Possui graduação em Pedagogia pela mesma Universidade e especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Integrada de Patos, e Tecnologias em Educação pela PUC/Rio. É professor efetivo do departamento de Educação do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão-UERN/Assú/RN. Desenvolve pesquisas na área da Educação Especial na perspectiva educacional inclusiva, atuando nos seguintes temas: criatividade e inclusão, e atendimento educacional especializado. É Coordenador do Curso de Pedagogia da Faculdade Católica Nossa Senhora das Vitórias.