Enfermagem

MISSÃO E FINALIDADE DO CURSO

Formar enfermeiros qualificados que possam assistir, cuidar e potencializar a saúde dos cidadãos, capazes de promover uma melhor qualidade de vida no município e região do Vale do Açu, bem como em outras regiões do Estado do Rio Grande do Norte e das demais regiões do país.
O Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade do Complexo Educacional Santo André – FACESA, em consonância com o que define as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN’s para esse curso tem como finalidade formar o(a) enfermeiro(a) generalista, humanista, crítico(a) e reflexivo(a), qualificado(a) para o exercício da profissão, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos.

PERFIL PROFISSIONAL E MERCADO DE TRABALHO


O Perfil do Egresso do Curso de Bacharelado em Enfermagem está orientado pela Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001, referente ao Parecer CNE/CES nº 1.133/2001, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Bacharelado em Enfermagem. Assim sendo, a FACESA define o perfil do egresso para o curso de Bacharelado em enfermagem que seja capaz de:
• Atuar com compromisso ético, focado nos direitos humanos e de cidadania.
• Compreender as políticas de saúde no contexto histórico social.
• Compreender os determinantes históricos e sociais da Enfermagem.
• Identificar perfis epidemiológicos nacionais, regionais e locais.
• Compreender os determinantes históricos e sociais em que indivíduo, família e comunidade estão inseridos.
• Integrar-se na equipe de enfermagem, bem como na equipe de saúde.
• Compreender e identificar as possibilidades de intervenção a partir do levantamento de necessidades ou demandas realizadas nos diferentes níveis de atenção à saúde.
• Planejar, implementar e avaliar ações de prevenção, promoção, manutenção, recuperação e reabilitação, nos diferentes níveis de saúde, considerando as particularidades dos serviços.
• Utilizar a produção científica, para subsidiar a prática profissional.
• Utilizar instrumentos e tecnologia para o cuidar através da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) em todos os níveis de atenção à saúde.
• Planejar, implementar e participar dos programas de formação e qualificação contínua dos trabalhadores de enfermagem e de saúde.
• Desenvolver continuamente, a responsabilidade e o compromisso com sua educação e treinamento técnico-científico.
O egresso do Curso de Bacharelado ado em Enfermagem deverá estar apto para:
a) Atuar na busca de soluções para as questões da saúde humana;
b) Atuar na busca constante da construção de novos conhecimentos;
c) Identificar o cuidar como um ato de valor humano e a enfermagem como prática social.

MERCADO DE TRABALHO

Tanto em Açu quanto no seu entorno, o mercado de trabalho na área de enfermagem em nível superior apresenta uma demanda emergente e crescente, apresentando-se em franca expansão, dado o crescimento econômico e social da região. Assim, entende a Instituição que o momento atual é de respostas rápidas às necessidades emergentes e a formação destes profissionais faz parte deste rol de necessidades.
Esta demanda pode ser entendida de dois vieses. Primeiramente a demanda de mercado que advém do ensino médio, como também a demanda potencial que já se insere no estudo dos cursos de Enfermagem nas IES que atuam na região.
Por evidente, com o comportamento econômico em expansão, com o comportamento social, no que concerne ao crescimento demográfico, em equilíbrio com o comportamento brasileiro, as implicações no contexto social como um todo serão imediatas, principalmente no que se refere à criação de emprego e a geração de renda. Estas implicações agregaram valor ao contexto político, haja vista o aquecimento no mercado de trabalho, a responsabilidade social da IES e a inclusão social que poderá potencializar a população, dentre outros.

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COORDENAÇÃO DO CURSO
Coordenação do Curso: Ismael Vinicius de Oliveira

Enfermeiro, formado pela Universidade Potiguar-UnP, campus Mossoró.
Socorrista formado pela CEED - Maracanaú- CE (2016), especialista em saúde publica com enfase em saúde da família pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU.
Mestrando pelo programa de pós-graduação em Ambiente,tecnologia e sociedade, pela Universidade Federal Rural do Semi-árido.
Atualmente possui vinculo empregatício no departamento de ensino na Escola da Saúde da Universidade potiguar - UnP, atuando na disciplina de Integração Saúde e comunidade, possui experiência em docência no ensino superior nas disciplinas avaliação clinica e psicossocial, motricidade e corporeidade humana, praticas educativas em saúde, Saúde do adulto e do idoso.

Possui experiencia como Enfermeiro Intensivista do Hospital São Luis, Coordenador de Curso e Docente da Escola de Enfermagem Christus, nas disciplinas Unidade de Terapia Intensiva, fundamentos de enfermagem e saúde coletiva. Membro voluntario do projeto de pesquisa e extensão vinculado à rede cegonha do ministério da saúde, na maternidade da casa de saúde Dix-Sept Rosado (2014). Áreas de interesse: Saúde coletiva, doenças infecciosas e parasitarias, educação em saúde e sistematização da assistência de enfermagem.