Educação Física

MISSÃO E FINALIDADE DO CURSO

A FACESA foi criada para formar cidadãos em nível superior, por meio do ensino de graduação, pós-graduação e extensão. A Faculdade nasceu com a vocação de oferecer um ensino superior com qualidade e credibilidade, preparando profissionais para atuação nos mais diversos tipos de organizações, respeitando as particularidades e culturas de cada região.

Nesse contexto a FACESA tem como missão específica na oferta do curso de licenciatura em Educação Física formar professores para atuarem na Educação Básica – ensino regular e modalidades - proporcionando ao aluno uma sólida formação teórico-metodológica para a atuação da docência em diferentes espaços institucionais, assegurando referenciais de análise e interpretação da realidade.

O Curso de Licenciatura em Educação Física da FACESA tem como finalidade buscar, no perfil dos seus egressos a aptidão para a compreensão das questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de sua gestão, observadas as bases nos processos de tomadas de decisão, promovendo assim, um gerenciamento qualitativo fruto da assimilação de informações atualizadas conjugadas com flexibilidade intelectual e adaptabilidades. Como instrumentos da teorização e da base empírica, a matriz curricular dispõe de disciplinas que tornam a base de sustentação do curso, essencial ao futuro profissional de Licenciatura em Educação Física.

PERFIL PROFISSIONAL E MERCADO DE TRABALHO

O Perfil do Egresso do Curso de Licenciatura em Educação Física busca atender aos aspectos: local e regional, espaços onde dar-se-á sua atuação. Neste sentido, o egresso deverá:
a) Ser profissional com uma formação genérica e com forte embasamento crítico-reflexivo e científico;
b) Ser profissional com competência epistemológica, técnica, didático-pedagógica e política, com clara visão de valores locais, regionais, tanto culturais como históricos e sociais que impulsionam a dinâmica da comunidade de Assú, da sociedade regional e da educação brasileira;
c) Ser um profissional com capacidade de identificar o processo de crescimento e desenvolvimento do ser humano, em seus aspectos biológico, psicológico, cultural, social, principalmente da comunidade de Assú e região, relacionando-os com questões do ensino e da aprendizagem, para efetivar propostas de atividades físicas e esportivas que respeitem os princípios de transformação e emancipação social;
d) Ser um profissional com domínio das dimensões política, epistemológica e profissional constantes de sua formação acadêmica, bem como ter competência técnica e habilidade necessária à elaboração, execução e avaliação de programas de atividades físicas, esportivas e de lazer, assim como aos vinculados aos programas de prevenção ao adoecimento, saúde e qualidade de vida, nos mais variados segmentos sociais - formais e não formais que compreendem, principalmente o município de Assú e região;
e) Ser um profissional empreendedor que incorpore, ao longo do tempo, hábitos de estudos, de pesquisa e extensão, de forma sistemática e com objetivos de intervenção, de investigação, de assessoria e de consultoria em projetos específicos nas áreas de Educação Física, Esportes e Lazer, bem como seja capaz de criar seu próprio negócio;
f) Ser um profissional apto para, mediante a análise crítica da realidade social, principalmente em Assú e região, intervir acadêmica e profissionalmente por intermédio das diferentes manifestações e expressões culturais do movimento humano, traduzidas por diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, da dança, das lutas e do esporte, buscando a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas com vistas à promoção da saúde, por intermédio da adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável, tornando-o um direito inalienável de todo(a) cidadão(ã);
g) Ser um profissional que possua características como: autonomia; empreendedorismo; proatividade; criatividade; liderança; espírito de grupo; perseverança; consciência crítica; competência técnica; atitude ética; responsabilidade e solidariedade social na busca permanente do bem comum, da qualidade, do empreendedorismo criativo, corporativamente responsável e socialmente inclusivo, quesitos de uma intervenção profissional com excelência;
h) Ser um profissional que procure compreender a auto avaliação como parte integrante do seu processo de formação, possibilitando o diagnóstico de lacunas e a aferição dos resultados alcançados, identificando as mudanças de percurso eventualmente necessárias, contribuindo para a sua educação continuada.

MERCADO DE TRABALHO

O Nordeste conta com um total de 600.794 professores, dos quais 295.345 atuam em sala de aula sem a formação superior ou em área divergente de sua formação.
Destes, 361.777 estão no Norte e no Nordeste, como se apresenta: a) Norte = 73.029 docentes sem formação superior; b) Nordeste = 288.748 docentes sem formação superior. Destes, pelo menos 50% são da área da Pedagogia.
Esta demanda é entendida como potencialmente capaz sob o aspecto econômico, social, cultural, político e ambiental para operacionalizar de forma recorrente o curso de Educação Física da FACESA, que atua com ensino superior presencial, geograficamente, em Assú, estado do Rio Grande do Norte, como também em seu entorno.
O comportamento de sua população e região, segundo o IBGE Cidades (2014), totaliza 262.546 habitantes em 2010 e 247.250 habitantes em 2010.
Esses dados correspondem a uma taxa de crescimento média anual de 1,51% ao ano para Assú e região, que se aproxima da taxa média anual brasileira que é de 1,9%.
Sem dúvida, politicamente torna-se bastante atraente a implantação de mais um Curso de Licenciatura em Educação Física nesta Região e, prioritariamente, em Assú e região, pela falta deste tipo de curso de licenciatura em quantidade suficiente para atender a demanda da Educação Básica Pública e Privada.
Também é importante este curso para a difusão dos valores que poderão ser agregados à questão ambiental, principalmente no que se relaciona a saúde do meio ambiente, haja vista a geração de uma cultura de ambiente sadio, limpo, de preservação da natureza, bem como da preservação da maior delas: a vida humana, em estreita relação com o ambiente em que está inserida. Mercado de trabalho não é problema em Assú e região. Daí a importância de um curso voltado para a formação de professores que tenham compromisso com a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes em idade escolar, bem como outros potenciais usuários da prática física e esportiva, enquanto instrumentos colaboradores para uma vida saudável e uma maior longevidade.

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COORDENAÇÃO DO CURSO
Coordenação do Curso: José Nunes de Morais
Curriculum Vitae:

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1983), especialização em Metodologia de Ensino
Superior e da Pesquisa Científica pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1992). Professor da Faculdade de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Tem experiência na área de Educação Física, atuando na docência da Educação Básica e Educação Superior, bem como na gestão acadêmica, onde exerceu os cargos de: Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Física no Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão/Assú/UERN, pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR/UERN (2009-2014); Diretor Pro Tempore da Faculdade de Educação Física – FAEF/UERN (2013); Coordenador de Estágio do Curso de Educação Física (2014); Membro do Fórum Integrado de Ensino dos Bacharelados – FIEB/UERN; Membro da Comissão de Avaliação de Bacharelado e Licenciatura da Faculdade de Educação Física/UERN (2010); Membro da Comissão Permanente de Pesquisa da UERN – biênio 2012-2014; Membro da Subcomissão de Avaliação do Estágio Probatório Docente (2009); Subchefe de Departamento Acadêmico de Educação Física/FAEF/UERN (2005-2007).