Ciências Contábeis

MISSÃO E FINALIDADE DO CURSO

O curso de Ciências Contábeis deve criar condições facilitadoras para que o Bacharel em Ciências Contábeis, formado por esta IES, seja preparado para a realidade das atividades do segmento, tendo atitudes e procedimentos norteados pelos seguintes parâmetros: O projeto pedagógico do curso de Ciências Contábeis é flexível o suficiente para que haja espaço para o desenvolvimento de competências específicas dos alunos, respeitando as especificidades da Faculdade Católica Nossa Senhora das Vitórias e da região onde a mesma está inserida.

PERFIL PROFISSIONAL E MERCADO DE TRABALHO

O Currículo Pleno do Curso de Ciências Contábeis propicia a formação de profissionais socialmente responsáveis e competentes para participarem profissionalmente das organizações, cujo perfil desejado está de acordo com as diretrizes curriculares nacionais do curso de Graduação em Ciências Contábeis, conforme Resolução 10, de 16 de dezembro de 2004, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.

O Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis busca ensejar condições para que o Contador esteja capacitado a compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras no âmbito nacional e internacional nos diferentes modelos de organização, assegurando o pleno domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, domínio atuarial e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas, revelando capacidade crítico-analítica para avaliar as implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação.

Nesse sentido, o curso forma profissionais aptos a atuarem em um mercado altamente competitivo e em constante transformação, cujas opções possuem um impacto profundo na vida social, econômica e no meio ambiente das sociedades onde são desenvolvidas. O curso oferece uma formação ao mesmo tempo generalista – no sentido tanto de conhecimentos específicos como de uma ampla visão de mundo e conhecimentos de áreas afins – e particularizada – especialmente com conhecimentos profissionais adequados para atender às demandas do mercado de empregos potiguar.

O CONTADOR DEVE SER, ENTÃO, CAPAZ DE:

I. utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais;

II. demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;

III. elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;

IV. aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis;

V. desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão;

VI. exercer suas funções com o expressivo domínio das funções contábeis e atuariais que viabilizem aos agentes econômicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento da sua responsabilidade quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas da sua gestão perante à sociedade, gerando também informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania;

VII. desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial;

VIII. exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais.

INSCREVA-SE AGORA
Valor de: 3 + 9 =
QUERO ME INSCREVER
COORDENAÇÃO DO CURSO
Coordenação do Curso: Antonio Gustavo Nicácio

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Central (2011). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2016).Consultor Credenciado do SEBRAE/RN. Contador Autônomo com Registro no Conselho Regional de Contabilidade do RN. Possui conhecimentos gerais em contabilidade pública e privada, administração, práticas de sustentabilidade, atendimento ao cliente, orientação empresarial, inovações tecnológicas, consultoria em processo produtivo, gestão de pessoas, gestão de qualidade, finanças, informática, matemática. É Coordenador e professor do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Católica Nossa Senhora das Vitórias.